sexta-feira, abril 06, 2012

EXPRESSO - NORTE A SUL!

A fórmula apesar de ser igual (JOÃO+LULI+BIKE+ATRELADO+DUAS BICICLETAS) muita coisa com certeza que seria diferente. As expectativas eram grandes por isso na hora da saída de Amarante, a nossa mente estava aberta para o início de mais esta aventura. O nome da aventura foi então baptizada como ''EXPRESSO NORTE A SUL''.



1º TROÇO – AMARANTE – MONDIM DE BASTO

A antiga linha do Tâmega agora transformada em ECOPISTA, ligando Amarante ao concelho vizinho – Celorico de Basto foi onde fizemos os primeiros kms. Beirando o Rio Tâmega, com o sol a pôr-se nas nossas costas e a lua a ganhar vida realçando os contornos das Serras do Marão e Aboboreira…o cenário era mágico! O nosso amigo Manel disse ‘’presente’’ e veio ao nosso encontro, tornando o pedal mais divertido. Chegamos no nosso primeiro Hotel, o Hotel Água em Mondim de Basto por volta das 21.30h. Um hotel moderno, com um enquadramento incrível com a Sra. Da Graça e o Rio Tâmega. Aqui o Rio segue por entre um desfiladeiro, com encostas de pedra. Nesta altura do ano, a cor amarela das flores de mimosa e de tojo pinta as encostas tornado o visual uma espécie aguarela. 


O Hotel Água junta o conforto e modernidade ao enquadramento com a natureza. Um espaço com requinte numa cidade toda ela rodeada de grandes atracções naturais como a Sra. da Graça, Parque Natural do Alvão, Fisgas de Ermêlo ou o Rio Tâmega. Agradecemos toda a gentiliza e simpatia com que fomos tratados pelo staff do hotel! De salientar o restaurante do hotel com pratos deliciosos, alguns deles utilizando alimentos da região. 


2º TROÇO – MONDIM DE BASTO - AMARANTE

O regresso à cidade foi pelo caminho florestal entre Paradança e Fridão. Foi o teste de fogo ao conjunto BIKE (DE ESTRADA) + ATRELADO. Os pneus ‘’slick’’ exigem atenção redobrada, mas o mais desafiante é controlar a velocidade pois os travões da bicicleta de estrada são francamente menos potentes que a bicicleta de BTT. O regresso à Amarante foi rápido, almoçamos em casa, para logo de seguida sair em direcção à estação de comboio na Livração.  Foram apenas 10km mas que pareceram 100km porque o tempo mudou, começou a chover e o frio intensificou. Chegamos à estação completamente encharcados e congelados. O comboio veio logo de seguida, fizemos a viagem até ao Porto. Foi a primeira vez que fiz esta ligação e fiquei convencido pela facilidade e comodidade do serviço. Alertaram-nos para as dificuldades de transportar a bicicleta no comboio, talvez com sorte desta vez foi fácil pois o revisor foi super simpático e colaborou com a nossa aventura. 



1ª ALTERAÇÃO DE PLANOS

Chegamos ao Porto era hora de trocar o comboio regional pelo Alfa Pendular. Assim que cheguei na bilheteira e disse que o destino era Évora, logo me disseram que não havia ligação entre Lisboa e Évora naquele dia, teria que esperar pelo dia seguinte. Paramos 5min para pensar, decidimos então alterar o destino, fazer Porto – Faro de Comboio e depois ir para Sagres a pedalar. Ligamos para o Hotel de Sagres a perguntar se podíamos trocar a reserva, responderam que sim, então lá fui eu novamente na bilheteira…queremos ir para Faro, a resposta que veio foi, não há ligação Lisboa - Faro à hora que vocês vão chegar a Lisboa….bem, aqui a coisa ficou meia complicada…pensei novamente, sim eu também penso! Não há comboio, deve haver bus, então liguei para a estação de camionagem a confirmar, a resposta foi afirmativa. Tínhamos era de fazer 10km em Lisboa entre a estação do comboio na Gare do Oriente e a Estação de Caminogem em Sete Rios, tudo bem…nada que não se faça! Colocamos as bicicletas no Alfa num espaço dedicado à bagagem e a viagem foi tranquila até Lisboa. 


Chegando em Lisboa, fomos brindados com o mesmo tempo de chuva e frio que no Porto, não havia tempo para hesitações e saímos a pedalar com roupa casual nas ruas movimentadas de Lisboa. Tínhamos 30min para fazer os 10km, tínhamos de ser rápidos e precisos…eu não tinha grande referências, ainda por mais à noite!Entramos em vias rápidas, subimos passeios e tivemos de ‘’contornar’’ alguns semáforos, mas chegamos a tempo de apanhar o bus!
Chegamos em Évora por volta das 23h, cansados a desejar um banho quente e uma cama urgentemente…O dia já ia longo, mas ainda tínhamos 2km para fazer até chegar ao nosso hotel. Seguimos as indicações até ao Lugar do Espinheiro na aldeia de Canaviais, mas os 2km já tinham passado faz tempo! 



CONVENTO DO ESPINHEIRO - ÉVORA

Todo o esforço para chegar ao Hotel ficou imediatamente esquecido assim que entramos na recepção do Convento do Espinheiro. Um hotel que abriu em 2005 aproveitando as ruínas do antigo convento do século XV – Convento do Espinheiro. É  I M P R E S S I O N A N T E, o trabalho que aqui foi feito aproveitando e recuperando a espaço existente. Os claustros, a igreja, a adega, o restaurante, a praça…tudo com charme e requinte mantendo a traça original. Guiados pelo director do Hotel, foi-nos contada na primeira pessoa e de uma forma apaixonante a rica história do convento do espinheiro. Um local ‘’must-go’’ e que irei recomendar a todas as pessoas que visitem o Alentejo. Dotado de condições para quem utiliza a bicicleta para se deslocar, inclusive com bicicletas disponíveis gratuitamente para os seus hóspedes. 

 


De salientar o espaço envolvente ao hotel, com jardins, vinha, oliveiras, aliás umas destas oliveiras tem mais de 1000anos, sim mil anos e continua a produzir azeite para uso no restaurante do hotel. O restaurante condiz com a qualidade do hotel, é acolhedor, charmoso, requintado e com um atendimento super delicado e atencioso. Os pratos são divinais, despertando todos os nossos sentidos!
Sair do hotel fica difícil assim, mas tínhamos de continuar viagem rumo ao Algarve. O Filipe Salvado veio ao nosso encontro para lhe deixarmos a roupa que estava a mais no atrelado sendo assim cúmplice desta nossa aventura! Obrigado Filipe!!

 
Voltamos novamente ao comboio, para ligar Évora a Beja mas pela primeira na nossa viagem encontramos um comboio com carruagem para bicicleta! A CP (Comboios de Portugal) entrar no século XXI e tornar TODOS os seus comboios ‘’BIKE FRIENDLY’’ tal como acontece em muitos países europeus. 


3º TROÇO - BEJA - FUNCHEIRA

Escrevo este texto sentado no Mc Donalds de Beja, vamos pedalar noite a dentro cerca de 60km em direcção à localidade de Funcheira…e seja o que Deus quiser!!

Fiquem desse lado!

3 comentários :

  1. Boa aventura, boas fotos e boas histórias!!! Abraço grande!!!

    ResponderEliminar
  2. Mauro Duarte12:19 da manhã

    João... estou a gostar e salivar! Tb quero! Daqui a nada arranco de Sintra para Abrantes! Mas não se compara a essa aventura nocturna!

    Boa trip!

    ResponderEliminar
  3. Gosto...porque gosto!
    Mas estou triste, afinal Serpa ficou fora dos vossos planos :(
    Seja como for, sei que um dia o Expresso Sul vai chegar até aqui!
    Desejo de bom resto de aventuras e boas companhias :D
    Beijinho Luli e João

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict