segunda-feira, outubro 03, 2011

Expedição Dourada - Dia 1 - Miranda do Douro - Bemposta


O dia começou bem cedo, por volta as 07.00h, isto na esperança de começarmos a pagaiar (remar) durante a manhã. O primeiro objectivo do dia era chegar à água depois da barragem de Miranda do Douro, mas devido a restrições e a burocracias por parte das entidades (in)competentes tivemos de entrar no Rio por um trilho quase impossível de se fazer. Nada que nos demovesse do nosso objectivo!


Assim que entramos no rio tudo se tornou mais fácil e mesmo não tendo experiência, consegui entrar no ritmo da Luli e coordenadamente progredimos no terreno, leia-se no rio!
Um visual único, indescritível que não consigo transcrever em palavras toda a beleza. Desde as escarpas, as arribas, a fauna, a flora e até mesmo o silencio ensurdecedor que sentíamos...era como se o rio fosse nosso. Estamos ali, num pequeno kayak contemplando a natureza em todo o seu esplendor. Mágico!
 
 
Passados 20km e 3h de remo estávamos na barragem do Picote para o maior desafio do dia, tirar o kayak do rio e eleva-lo 15m para a estrada  por uma encosta íngreme sem caminho nem pontos de apoio...uma tarefa que nos custou muito sangue, suor e lágrimas..até o kayak sofreu!
Carregamos tudo no carro e fomos à procura da estrada que nos levaria ao ponto depois da barragem onde poderíamos regressar ao rio. O Rui estudou o percurso, mas mesmo assim tivemos de fazer algumas perguntas aos simpáticos aldeões. 

Chegamos na barragem da Bemposta ao anoitecer, uma zona do rio extremamente larga que reflectia nas aguas as margens...simplesmente sem palavras! Seguimos para Sendim onde jantamos a típica posta mirandesa para recarregar as energias depois de quase 40km e muitas horas a remar

Amanhã temos o grande desafio do percurso (pensamos nós), que é passar a barragem de Aldeadavilla. Esta barragem pertence a Espanha e pelo que constei, não temos a vida facilitada, as autoridades não iram facilitar em nada a nossa passagem. O objectivo é chegar a Barca d'Alva a 60km de distancia do ponto de partida e passando por duas barragem, Aldeadavilla e Saucelle. Será um longo dia...





Temos de evidenciar a qualidade do Kayak Sipre que se está a revelar um excelente produto para este tipo de aventuras. É resistente, estável, leve, navega-se muito bem e desliza ainda melhor! Parabéns Sipre!



Esperem pelo próximo episódio da expedição!

3 comentários :

  1. Grandes imagens! Have fun! ;)

    ResponderEliminar
  2. Destaco 4 fotos.

    As três últimas... Que paisagens, e mais uma (ou várias) em que a Luciana vai na frente. Então meu??? Vai sempre ela a puxar e tu ali na roda??? Isso não se faz!!!

    VOCÊS PASSAM-SE MESMO!!!!

    Fico á espera de outro relato!

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict