domingo, dezembro 25, 2011

Rocky Mountain Vertex 990 RSL 2012 - As primeiras sensações

Depois de ter experimentado a sensação de andar em roda 29 no Festival de Riva del Garda durante uma tarde, fiquei convencido do potencial que tinham. Tinha sido apenas uma tarde, tinha que fazer testes mais longos e em todo o tipo de terreno. Depois de ter pedalado cerca de 130km na Vertex 990 RSL de 2012, posso partilhar mais algumas sensações sentidas.




Aparência 


Olhar para uma bicicleta com rodas 29'' é estranho, rodas grandes, guiador largo, pratos pedaleiros pequenos e normalmente um quadro ''esticado''. Ao contrário do que muitas outras fizeram, a Rocky Mountain criou um quadro de raiz, rompendo com o que tinha criado até à data. Até chegar ao resultado final, a marca criou mais de 100 modelos com diferentes geometrias e pesos. O resultado final são 970grm distribuídos por um quadro com direcção cónica, eixo BB91 press-fit, eixo de 12x142mm, cabos com passagem interna, rigidez excepcional e uma decoração sóbria, mas racing! 


 

Posição de condução

Logo nas primeiras pedaladas nota-se que esta bicicleta é especial! A capacidade de aceleração e sensação de rigidez são excepcionais. Pede pernas para continuamente aumentar a velocidade e braços porque está sempre pronta a voar uma vez que o peso não ultrapassa os 9.7kg! Apenas fiz umas alterações no setup que vinha montado : Pratos 40\26, roldanas na cor natural para condizer com o kit XO (SNV Light) películas 4&2 Impact para proteger todo o quadro, suspensão, cranks e suspensão; claro que os punhos ESIGRIPS não podiam faltar e a cor eleita foi a novidade ''cinza''. Para finalizar os autocolantes das várias marcas que a Nexplore comercializa. É portanto uma bicicleta Race Ready saindo da caixa!






No terreno

Os cépticos das 29'' deixam de o ser quando sentarem o rabo nesta bicicleta. É impressionante o potencial desta máquina. Mais tracção, mais conforto, maior capacidade para ultrapassar os obstáculos, transmite mais confiança e automaticamente mais segurança...eu disponibilizo esta bicicleta especialmente para os cépticos que criticam sem nunca terem experimentado. A Rocky Mountain optou por um espigão na medida 27.2 que associado às escoras ''esguias'' filtram as irregularidades e aumenta notoriamente o conforto.




Componentes 

Além das alterações mencionadas, o setup que está máquina traz (assim como todas as RM) não é o mais leve do mercado, mas a palavra fiabilidade impera! Grupo XO (cranks, travões, transmissão) na relação 2x10, rodas DT Swiss com os cubos ''bombproof'' 240s, SID XX com bloqueio hidráulico no guiador, componentes Easton (avanço, guiador e espigão) e para finalizar os pneus Maxxis Icon que ainda não tinha experimentado mas que até ao momento estou a gostar. Como vêem, nada falha na montagem. Para mim é muito importante a fiabilidade, prefiro ter mais uns gramas na bike e ter a garantia que posso ir para os trilhos com confiança, posso saltar, passar as pedras nas zonas técnicas, sprintar...sem pensar que isto pode partir. Estarei eu errado?!






A primeira pedalada

Nem dormi direito, primeiro porque passei a noite a fazer as alterações que mencionei a acima e a colar os adesivos todos. Acreditem que a bicicleta se torna mais rápida quando a tenho quitada a meu gosto! Apesar de ter feito noitada, acordei sem ser necessário o despertador, ainda o dia estava a nascer, mas vontade de ir para os trilhos era muita! Fui pedalar com os BTTâmega na Serra da Aboboreira, juntou-se também o cachorro Terrível e o dia 24 de Dezembro não podia ter sido melhor passado!

  
Sobre as outras bicicletas 

Irá existir sempre a roda 26'', seja rígida ou suspensão total. A tendência será a evolução para a 29'' mas certamente que há espaço para todas. Uma coisa é certa, as 29'' vieram para ficar, quer se queira, quer não!


Rocky Mountain 29'' Hardtail

A RM disponibiliza 4 opções para 2012 em Portugal :
  • Vertex 990RSL - Carbono
  • Vertex 970RSL - Carbono
  • Vertex 950 - Alumínio
  • Vertex 930 - Alumínio
Vídeo sobre as características do quadro:

   

Podem encontrar todos estes modelos no site : bikes.com

Ficha técnica aqui 


Teste na twentynineinches

2012

Está assim escolhida a bicicleta para 2012 e começará o ano com o Mountain Quest no dia 28 de Janeiro!

As minhas actuais bicicletas estão mencionadas na barra lateral, no menu ''GARAGEM''. Todas as minhas bicicletas de agora e do passado podem ser vistas neste link:


Love the Ride!!!

1 comentário :

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict