domingo, agosto 07, 2011

Limpeza e construção de trilhos

Já não o fazia desde a minha adolescência quando passava o tempo livre no monte mais próximo a desbravar novos caminhos. Sempre foi um trabalho que gostei e ontem voltei a ter essa experiência. 

Falei com alguns amigos para ajudar nesta dura tarefa: Jaime, Navega, Frinxas, Sandra, Nandinho e o Zé. Arrancamos bem cedo em direcção à Serra da Aboboreira confiantes na nossa capacidade de roçadores de mato. Apesar de ser verão o tempo estava fechado e o orvalho caía continuamente. Estávamos todos cheios de vontade e assim que chegamos ao mato, metemos mão à obra. Os utensílios\ferramentas que utilizamos foram : foice, machada, enchada, foução, tesouras, serra e máquina de cortar mato. Demoramos a conseguir a coordenação necessária entre todos os elementos e mesmo com a ferramenta, mas era normal porque esta equipa estava a fazer isto pela primeira vez.  Limpamos mato, erva, silvas, tojos, giestas, paus, pinheiros, carvalhos, eucaliptos...





O orvalho virou chuva e em pouco tempo ficamos ensopados, mas não nos fez demover. Fizemos o que tínhamos para fazer durante manhã. Nessa altura as minhas mão já estavam cheias de feridas e o corpo já estava a ficar cansado. Ponderamos não voltar à carga de tarde por causa do tempo...tivemos que trocar de roupa e calçado durante a paragem para almoço tal era o nosso estado.




Consegui convencer a equipa a voltar ao campo...mas desta vez as dores nas mãos provadas pelas feridas impediu-me de dar o meu melhor. Felizmente estava numa equipa coesa e forte e com vontade de fazer aquilo que estava planeado. Para a próxima há que usar luvas e ser brando com a enchada!



Só regressamos a casa ao final da tarde completamente exaustos...eu já nem podia com a ferramenta na mão e o corpo balançava no trajecto de regresso aos carros. Quando comecei a conduzir as mãos estavam de tal maneira esfoladas que as dores ficaram agudas...e nem vos conto como tomei banho!

Apesar de tudo foi mais um dia bem passado com a equipa da DBR...



E vocês já abriram algum trilho na vossa zona? É divertido fazer os trilhos de raiz, posteriormente nem sequer nos apercebemos do trabalho que dá criar uns escassos metros...depois só queremos mostrar aos amigos a nossa obra...esses amigos vão ser todos aqueles que vem fazer a DBR daqui a pouco mais de mês...

Are you ready?

 

4 comentários :

  1. Vocês podiam ter pedido ajuda ao homem da marreta...com certeza ele ia ajudar com a maior boa vontade!

    ResponderEliminar
  2. Boas amigos, aí esta a prova que para tudo estar impecável no dia, tem que se trabalhar muito anteriormente por vezes as pessoas nem se apercebem do que foi feito antes e o que se faz depois, essas mãos são a prova disso mesmo, mas como diz o ditado quem corre por gosto não cansa, saiste magoado das moãs, mas aliviado na alma eheheheh.
    Um abraço
    Chamusco

    ResponderEliminar
  3. São 8h neste momento,vou sair para pedalar, mas.....
    AI QUE DORES!!!!
    Estarei todo o dia a pagar a factura de ontem ;)
    Mas venha de lá o próximo ;)

    ResponderEliminar
  4. Ui! essa última foto até arrepia! Parece saída de um filme de terror!
    bj
    Claudia Duarte

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict