quinta-feira, junho 26, 2014

De volta à competição - Lavaredo Ultra-Trail



Já passou um tempinho desde a minha última publicação e também desde a minha última competição. Desde então foquei-me em projectos profissionais da Nexplore, nomeadamente o Réccua Douro Ultra Trail e o Mountain Quest. Este ultimo realizou-se no passado fim de semana e pelo feedback dos participantes, todo este trabalho valeu a pena. 

O meu site poderia ser uma copia do que escrevi no site do Mountain Quest, mas apenas vos deixo aqui alguns links para algumas publicações, assim como algumas fotos. A restante informações pode ser lida no site. 



A minha época tem sido uma alternância entre provas de BTT e Trail Run. Não é fácil dividir o tempo para ambas as modalidades. Esta época é uma experiência ao nível de conciliar as duas e ver como o corpo reage, sabendo de antemão que seria muito desafiante competir nos lugares da frente. Estou em paz com essa minha decisão, dou o meu melhor, tendo sempre em mente que o objectivo número um é completar a competição. As pessoas que me acompanham estranham ver-me em lugares pouco habituais para mim. A minha mensagem para elas é que eu continuo a divertir-me independentemente dos resultados, mas agradeço todo o vosso apoio e espero que continuem a torcer por mim. 

No meio da azafama de preparação do Mountain Quest aconteceu algo que nunca me tinha acontecido. Uma queda muito feia que me retirou a possibilidade de treinar, além do mais, esta queda obrigo a uma evacuação do local pelo INEM e uma visita ao Hospital. Tudo isto aconteceu quando estava num reconhecimento do Mountain Quest na Serra da Aboboreira, juntamente com o Ismael. Na ultima descida em terra já próximo do Alto de Quintela, perdi o controlo da bicicleta e voei, até aterrar com as costas num muro de pedra e sair projectado novamente para o trilho. 




A primeira reacção foi mexer os membros do corpo, apesar de estar bastante raspado parecia que estava tudo operacional. A cabeça também mexia e os dedos também. Por-me a pé era o próximo passo. Primeiro retirei a máquina fotográfica que levava no bolso das costas…vejo que está completamente partida. A máquina ficou prensada entre o muro e as minhas costas. Sentia de facto um dor que cada vez se tornava mais intensa. O Ismael preocupado já queria chamar o INEM, eu pedi para aguardar uns momentos. Tento levantar-me com a ajuda dele, contorcendo-me em dores. Consigo pôr-me a pé mas sinto tonturas e vómitos e caio de imediato no chão. O Ismael faz umas chamadas e depressa tenho à minha volta o INEM e outros amigos que se deslocaram até ao local. Os bombeiros imobilizam-me, colocando um plano duro e algo em volta da cabeça para me transportar até ao Hospital e fazer exames.
Foi uma estreia em viagens de ambulância, mas como se diz, quem anda à chuva molha-se e um dia isto iria acontecer.
Cheguei ao Hospital, passei pela triagem e segui para os exames e posterior tratamento das escoriações provocadas pela queda. Segundo o que médico viu, não tinha nada partido. Mas a dor que sentia alarmava-me. 


Com o passar dos dias a dor intensificou. Houve um dia que não me consegui deitar na cama porque não conseguia fazer o movimento necessário. Esperei uns quatro dias até que comecei a falar com algumas pessoas amigas para fazer mais exames e tratamentos.
O Hélder Monteiro da TMG Terapias assustou-se quando me viu pela primeira vez. Só com ajuda dele é que me consegui colocar na marquesa. Pela análise dele também não tinha nada partido. Tinha que fazer muita fisioterapia na TMG. 

Assim foi, com apenas duas semanas para uma prova de Trail de 120Km iniciei as sessões de fisioterapia. A recuperação tinha de ser rápida porque eu mal podia caminhar, quando mais correr. Após as primeiras sessões sentia um alívio, mas a dor voltava. Estava preocupado, muito preocupado, não só pela competição, mas por causa do Mountain Quest. Assim como estava, não podia fazer praticamente nada. Não podia estar sentado e de pé passado algum tempo a dor era insuportável. 
No meio desta preocupação falei com o Edmundo Ribeiro da Clínica Médica da Foz. Preocupado comigo, levou-me o Dr. Eduardo Filipe, especialista em acupunctura. A zona do impacto foi literalmente furada por várias agulhas ligadas a uma corrente eléctrica. Até suava das dores…saí de lá com uma certeza que passado 24h iria estar muito melhor. 



As 24h passaram, voltei ao cuidados da TMG e sentia de facto melhorias. Ainda não conseguia correr nem pedalar, mas já caminhava mais ou menos direito. Numa primeira fase foi bom para o Mountain Quest. Passei o evento a trabalhar, apesar de algumas limitações. Depois mais dois tratamentos na TMG e estou agora a caminho de Cortina d'Ampezzo nos Dolomites para daqui a pouco mais de 24h começar o Lavaredo Ultra Trail.
Nem dá para acreditar que consigo transportar as malas, que consigo correr para apanhar o transfere e muitas outras coisas que antes não conseguia.
Não há palavras para expressar a alegria que sinto e a gratidão para com aqueles que me ajudaram nesta recuperação. 




O objectivo central continua valido, TERMINAR. Obviamente que 4 semanas sem treinar deixam mossa. Mas entre participar e não participar, nem preciso de dizer qual foi a minha decisão.
Esta competição integra-se também numa perspectiva de promoção do Réccua Douro Ultra Trail. Sendo importante para a Nexplore ter uma experiência internacional em Trail Run numa prova do World Tour.
Volto assim aos Dolomites depois de cá ter estado em 2008, representado as cores da Selecção Nacional no Mundialde Maratonas. Recordo-me que a distância foi cerca de 120Km, aproximadamente a mesma distância da prova deste fim-de-semana. A diferença é que fiz esses 120Km a pedalar e desta vez irei os fazer a correr...
Espera-se um bom ambiente não só com todos os atletas presentes vindos de todo o mundo, mas entre os amigos da Desnível Positivo onde me integro.

A prova arranca às 00.00h de Sábado do centro de Cortina d'Ampezzo. 









São vários os elementos que marcam presença nas diversas provas do Lavaredo Ultra Trail. Um dos elementos que estaria também presente era o André Amorim. Ele que vibrava com esta prova como poucos. Queria muito estar presente, mas devido a uma complicação de saúde não vai poder estar. André, estamos todos contigo. Muita força amigo!



As previsões meteorológicas não nada favoráveis, contrastando com o que senti na visita (de médico) que fiz a Veneza enquanto esperava o transfere para Cortina. Arrisco-me a dizer que finalmente conheci esta maravilha. Já estive perto várias vezes, mas sempre me escapou. Considero-me um apaixonado por Itália, pela arquitectura, pela gastronomia e por muitas outras coisas. Deambular pelas ruelas, pelos quelhos, pelos canais, pelas praças, pelos monumentos…fez-me sentir uma pessoa verdadeira privilegiada e feliz.






Agora é preparar tudo para amanhã arrancar. As vossas mensagens de apoio serão certamente bem-vindas, não só por mim, mas por todo o grupo de Portugueses presente.

Grato pelo vosso apoio.

2 comentários :

  1. Boa prova Portugues! Nao vem com essa ladainha de que esta em fase de recuperacao que isso não cola! Vai lá e mostra ppr que veio! Boa prova mutante!!!

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict