domingo, agosto 19, 2012

Campeonato Regional do Porto - Agrival 2012 | Sra da Graça

Há uma semana atrás numa conversa com amigos, a Maratona da Agrival este ano seria a prova que iria definir os Campeões Regionais...eu pensei, pois é, deveria me ter preparado mais especificamente para a prova. As ultimas semanas tem sido de muito trabalho de preparação da DOURO BIKE RACE. O que tenho andado a pedalar é nos reconhecimentos dos percursos e pouco mais. No inicio da semana estava renitente em participar, decidi fazer dois treinos mais a sério para testar a minha condição física. Os resultados foram ''satisfatórios'', por isso decidi inscrever-me.

Com a boleia da equipa dos Terríveis de Amarante lá fomos nós em direcção a Penafiel. Custou bastante a acordar, durante a viagem (cerca de 30min) adormeci, estava cansado e cheio de sono. Nada de grave, estava ali para me divertir, nada de pressões. Voltar às competições é sempre bom para voltar a ver velhos amigos, conversar e conviver um pouco.  Por falar em amigos, a Maratona foi organizada pela equipa do A.R. Novelense.
Sendo o Campeonato Regional, com títulos na disputa, muitos atletas comparecerem, formando um pelotão com mais de duas centenas de participantes.

Mal começou a prova, os ataques sucederam-se. Formou-se um grupo de 6 atletas - eu, Rui Guimarães, Jorge Barbosa, Nelson Sousa e Tiago Sousa. Sofri bastante na primeira parte para aguentar o ritmo como é costume na primeira fase da corrida. Com a ajuda do amigo Rui Guimarães, fui-me aguentando. Quando passei pelo primeiro posto de abastecimento já tinha algum atraso para o grupo da frente formado pelo Nelson e pelo Jorge. Nada de grave, porque ainda nem a meio estava a festa.

O meu corpo começou a dar sinais de melhoria e consegui aumentar o ritmo. Sensivelmente a meio da corrida, tudo volta à estaca zero, isto é, o grupo inicial reagrupa-se devido à inexistência de marcações. Infelizmente para a organização, alguém deve ter arrancado fitas e tivemos de procurar bastante para encontrar o rumo certo.

Daqui para a frente a corrida foi diferente, com a ajuda dos produtos Sponser, principalmente do ACTIVATOR, conseguia manter o ritmo nas subidas íngremes e ter fôlego para imprimir ritmo nas zonas mais rolantes. Quando faltavam 10km fiquei apenas eu e o Nelson. Nenhum de nós parecia ceder, portanto a disputa ficou reservada para a recta da meta.

Uma emocionante chegada ao sprint decidiu o titulo, sagrando-me campeão regional do Porto de Maratonas. Tenho de recuar até ao ano de 2005 onde fui campeão regional do Porto, mas na categoria de Cross-Country. Boas recordações da equipa de então...Terríveis Biciporto.
O Rui também se tornou Campeão na sua categoria. Geriu bem a prova e este resultado é mais que merecido devido ao seu empenho ao longo dos últimos meses. Parabéns Rui!

Acabando a prova, aguardei pela cerimonia protocolar o que de certa forma ''estragou'' os meus planos uma vez que tinha programado sair para a Sra. da Graça para ir ver o final da etapa da Volta a Portugal.

Assim, regressei à Amarante com os Terríveis e depois juntamente com o Luis Leite fomos em direcção a Mondim de Basto. As minhas pernas surpreendentemente estavam a reagir bem e conseguimos impor um ritmo bastante bom.

Começamos a subir o Monte Farinha já a etapa tinha acabado. Os ciclistas estavam a descer, e os carros à espera para que o transito abrisse.  Não tinha mal, o que interessava era que a tradição se mantivesse.

Foi impressionante a quantidade de pessoas que me cumprimentavam durante a subida, tornado a inclinação mais fácil de vencer.

Chegando lá cima, alguns minuto de reflexão, com visita ao interior do Santuário, esperamos também que o equipamento secasse porque senão a descida ia ser mais ''dolorosa''.

Descemos novamente a Mondim, já com uma grande necessidade de ''combustível''. Vistamos a pastelaria mais conhecida da cidade e repusemos as energias. Comemos tantas ''coisas'' que nem precisamos de jantar.

Chegamos à Amarante com 87km feitos, isto juntando aos 53 feitos na maratona, perfaz um total de 140km e mais de 3 000m D+. Nada mau!