terça-feira, agosto 14, 2012

Baqueira Beret, Monte St. Michel, Paris

Já passou algum tempo desde esta aventura por terras Espanholas e Gaulesas. Na altura não registei no blog, mas agora que estava a ver as fotos, decidi escrever sobre estes dias de muita diversão.

Estávamos em Fevereiro de 2011 e rumamos até Baqueira Beret (Eu a Luciana, o Alfredo e a Ana) de carro. Uma longa viagem que atravessa toda a Espanha. Saída de Lisboa rumo a Madrid onde dormimos, se bem que eu e a Luli fomos a dormir grande parte da viagem. Optamos por dividir a viagem em duas partes (Lisboa- Madrid e Madrid - Baqueira ) para ser menos cansativo. Na manhã seguinte fizemos um tranquilo passeio matinal pela Casa de Campo onde relatei as minhas participações na Taça do Mundo de XCO em 2005 e 2006


Bakera Beret é uma estância de Ski situada nos Pirenéus Espanhóis, dotada de boas condições quer a nivel de variedade de pistas, quer a nível de infraestrutura de apoio. Para esquiar é preciso neve, certo? certo! Mas acontece que fomo-nos aproximando da cordilheira montanhosa e a neve teimava em não aparecer. Víamos as montanhas ao longe completamente despidas de branco, a tensão aumentava, mas o Alfredo acalmava-nos dizendo que tinha visto na Internet queda de neve para a ''nossa montanha''. 


O que é certo é que quando chegamos a Baqueira a neve estava lá e as brincadeiras começaram. Baqueira é considerada a melhor estação de Ski dos Pirenéus, situada no Vale de Aran com cerca de 110km de pistas marcadas. A altitude varia entre os 1 500m e os 2 500m.


A minha experiência em Ski era tão somente de ter praticado 3 dias ''á pressa'' com a Luciana no Colorado em Janeiro. O Alfredo, mais experiente e já com aulas de ski deu-me algumas dicas para melhorar a minha (pouca) técnica. Aos poucos fui evoluindo, mas não me livrava de um ou outro tombo! 
Nos dias em que estivemos em Baqueira, pouco ou nada nevou, o sol era quente e por isso a neve derretia, bloqueando algumas pistas. Aproveitamos então para fazer algumas ''producciones'' de fotos...



Depois da neve seguimos para o Monte St. Michel na Normandia, França. O Alfredo e a Ana deixaram-nos em Montrejeau, na fronteira entre Espanha e França, onde apanhamos o TGV rumo a Paris. Em Paris trocamos de TGV e rumamos a Rennes onde passamos a noite. Saímos do comboio em Paris e só tivemos tempo de ir a correr para o outro comboio. Mal entramos, o comboio entrou em movimento! 
Como o comboio partia ao final da manhã, aproveitamos para alugar duas bicicletas para conhecer Rennes. Apenas me lembro do frio e vento que se fazia sentir. Como se não bastasse ainda começou a chover!


A ligação entre Rennes e Pontorson foi feita num comboio regional atravessando os verdejantes campos da Normandia.  Antes de chegar a St. Michel fizemos uma visita a St. Malo, uma bonita vila situada na costa e conhecida pelas suas muralhas fortificadas.



A ligação final ao Mt. St. Michel foi feita de bus. Assim que avistamos o imponente monte com as muralhas e a abadia no cume ficamos embasbacados com a beleza do local...
''O monte Saint-Michel (francês Mont Saint-Michel) é um ilhote rochoso na foz do rio Couesnon, no departamento da Mancha, na França, onde foi construído um santuário em homenagem ao arcanjo São Miguel''


 



A visita a St. Michel foi ''de médico'', apenas passamos lá uma noite, a do dia dos namorados (dia 13 para dia 14 de Fevereiro) No dia seguinte estávamos de regresso. Queríamos regressar a Pontorson para depois apanhar o comboio novamente para Paris. Em jeito de brincadeira (ou não) a Luli falou em pedirmos boleia...tentamos uma, tentamos duas e à terceira um carro pára. Pedimos gentilmente por boleia até Pontorson e que foi imediatamente aceite, o que provocou uma gargalhada de satisfação. Era um casal que também estava de visita a St. Michel aproveitando também a romântica data. Começamos a conversar numa mistura de Francês, Português, Espanhol e Inglês até percebermos que o casal falava Português perfeito. O rapaz era cabo cabo-verdiano e ambos conheciam Lisboa. Querem saber a melhor, iam para Paris!!!


Aproveitamos o Dia dos Namorados na cidade das luzes, conhecendo os monumentos ora a pé ora a pedalar com as bicicletas de aluguer espalhadas pela cidade. Paris é de facto uma cidade muito, mas mesmo muito bonita. Parece que estamos num museu ao ar livre.Vamos ter de lá voltar para ''conquistar'' esta cidade como deve de ser!



 

Obrigado a todos os intervenientes nesta aventura, em especial à minha namorada que sempre arranja programas ''de cortar a respiração''!!


1 comentário :

  1. Nossa que saudades! Ainda bem que já temos mais aventuras programadas! Quero aprontar mais muitas dessas por aí com você meu amor! :)

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict