segunda-feira, dezembro 03, 2012

BTTâmega Biciporto - A primeira equipa

Depois de duas épocas (2002 e 2003) a competir na categoria promoção, em 2004 com o apoio da Biciporto e de algumas empresas de Amarante, a equipa BTTâmega Biciporto nasceu. Para mim foi um sonho tornado realidade, uma equipa de BTT formada por amigos, com um grande espírito de camaradagem e com um ambiente espectacular. Apesar dos recursos não serem muitos, fizemos por participar em todas as provas da Taça de Portugal (então conhecido por troféu Nokia), Campeonato Regional do Minho, do Porto e de Vila Real, e ainda Maxxis Cup Internacional em Gouveia! Foi um ano com competições quase todos os fins de semana de norte a sul do país! 


Se nos campeonatos regionais conseguíamos bons lugares, na Taça de Portugal a conversa era outra. Lutávamos para não ser dobrados. Na altura o Juan Trujilo, Marco Sousa, Marco Meira, Tiago Dias, entre outros impunham infernal. 




Voltando à equipa, éramos cinco na altura, eu, José Silva, Rafael Moura, João Silva e Hélder Teixeira. As longas viagens para o sul eram uma comédia, as anedotas do Hélder, as lições de moral do João Silva (porque nós comíamos muito e mal), entre outras coisas animavam as viagens. Nas provas mais próximas a ''comitiva'' crescia e juntavam-se muitos outros amigos, o Valter, o Tiago, o Zé António, o Navega...as famílias...era uma festa!



Em 2004 foi a primeira vez que tivemos um equipamento igual para toda a equipa. Já na altura feito pela Cofides. Foi a nossa ''segunda pele'' em inúmeras competições e como começamos a ser reconhecidos no meio. 


Nesse ano a Taça de Portugal foi organizada pela Gesport, a qualidade da organização era notória e muito diferente das provas que fazíamos a nível regional. Para nós foi um choque esta mudança, deu para evoluir muito e também ficarmos conscientes que tínhamos de treinar muito mais ter outros cuidados com a alimentação e descanso. As etapas foram: Portimão, Avis, Óbidos e Santa Maria da Feira. O campeonato nacional foi no Jamor.


A nossa preocupação principal era claro a competição em si, mas tínhamos sempre outras ''segundas'' preocupações...em Óbidos por exemplo fomos provar a Ginginha, em Lisboa fomos para a praia no sábado antes da competição entre outras coisas. Tentávamos sempre juntar o útil ao agradável. 


Em 2004 realizou-se o primeiro BTT cidade de Amarante organizado exemplarmente pelos Terríveis Clube Aventura. Tinhamos a ''obrigação'' de fazer boa figura, estávamos em nossa casa. O Hélder Teixeira competiu determinado a vencer e fez um prova exemplar. Na altura ganhei a prova, mas o Hélder merecia o primeiro lugar pelo seu desempenho e entre-ajuda aos colegas! Foi uma prova que jamais esquecerei não só pelo resultado da equipa, mas devido ao imenso publico a assistir e ao percurso montado em volta do centro histórico.


A bicicleta que utilizei nesse ano foi uma BH Sierra Nevada, uma verdadeira máquina que me fazia sentir um homem realizado. De destacar a suspensão Rock Shox SID com Bloqueio, Rodas Mavic Cross Max Tubless, Travões V-Brake XTR...não me podia queixar! Muita porrada levou esta bike e como se não bastasse a competição, ainda fez a Volta a Portugal (http://www.joaomarinho.com/2011/07/volta-portugal-2003.html) e o Caminho Francês de Santiago (http://www.joaomarinho.com/2011/08/caminho-frances.html)! Felizmente que consegui guardar esta bicicleta que tantas alegrias me deu. Quando olho para ela vem-me à memória ''flash's'' de inúmeros momentos vividos...É das bicicletas mais bonitas que tenho!


O Sr. Jorge da Biciporto era o grande timoneiro da equipa. Um homem apaixonado pelas bicicletas e que nos ajudou imenso neste ano e que nos acompanhou até 2007. O Sr. Jorge trabalhava 6 dias por semana na loja e ao domingo, o unico dia de descanso ia assistir a ajudar no que fosse preciso às nossas provas. Era ele a fazer massagens, dar abastecimentos ou a afinar as bicicletas, o homem fazia de tudo! Muito devo a este homem que jamais irei esquecer o que me ajudou e nunca na vida irei conseguir retribuir tudo o que ele fez por mim. Muito OBRIGADO Sr. Jorge!


Entre 2004 e 2007, quatro épocas portanto, representei as cores desta equipa. Vivi momentos que irei guardar para sempre na minha memória. As pessoas, as viagens, as provas, os patrocinadores...foram tantos momentos que receio não conseguir transcrever tudo para o blog. Tal como referi o Sr. Jorge, tenho de referir o Rafael Moura que enquanto director desportivo da equipa tudo fez para dar condições aos atletas. Muito obrigado Rafa!


Não se esqueçam de me seguir no Facebook : http://www.facebook.com/marinhojoao

1 comentário :

  1. Obrigado, amigo, pela partilha e por me trazeres à memória momentos e imagens únicas!!!

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict