quinta-feira, fevereiro 27, 2014

Caminhos de Santiago

Sendo este um dos assuntos com mais procura do site, não podia deixar de actualizar a informação sobre os Caminhos de Santiago. 

Quando em 2001 comecei a estudar a possibilidade de unir pela primeira vez Amarante a Santiago de Compostela, foi um desafio para encontrar documentação sobre este caminho. Na altura não havia a quantidade de informação que existe actualmente seja em sites, ou nas redes sociais ou por outras pessoas com experiência. Agora ir a Santiago é ''banal'' mas por um lado ainda bem porque são percursos interessantes e dinamizadores das regiões por onde passa. São percursos repletos de história e com muita riqueza cultural.

Sobre o meu histórico de idas a Santiago é o seguinte:

2003 - Caminho Português - http://www.joaomarinho.com/caminho-portugues.html
2004 - Caminho Francês - http://www.joaomarinho.com/caminho-frances.html
2005 - Via da Prata - http://www.joaomarinho.com/via-da-prata.html
2013 - Caminho Português -  http://www.joaomarinho.com/santiago2013.html

Ao longo dos anos partilhei com dezenas de pessoas as experiências que vivi seja pessoalmente ou por email. Muitas foram as mensagens que recebi com duvidas que esclareci com gosto e assim o continuarei a fazer.



sexta-feira, fevereiro 21, 2014

Embaixador da ''Os Pecaninos''

Quando em Novembro visitei esta associação e me deparei com o que encontrei o meu coração partiu-se. Desde então fui fazendo o que podia para divulgar a causa desde essa altura, sem nunca pensar no que aconteceu recentemente...


É com um orgulho gigante que vos apresentamos o nosso EMBAIXADOR da Os Pecaninos! (...)

O resto do texto podem ler na página dos Pecaninos no Facebook.

O que dizer? Apenas que me sinto honrado e com muito orgulho por ajudar os amigos de 4 patinhas. Vejo em cada animal um amigo, um ser que merece o nosso respeito, o nosso carinho e neste caso ajuda.

Para saberem como ajudar tão nobre causa acedam a esta publicação:



Auuuuuuuuuuu Auuuuuuu Auuuuuuuuuuuuuuuuuu

domingo, fevereiro 09, 2014

Alpinismo - Peña Ubiña

Há uns tempos atrás quando via uma montanha apenas imagina ''conquista-la'' de bicicleta. Agora com a nova paixão pelo Trail vejo que a posso conquistar sem pedais. Posso ir a correr e a caminhar. Mas se quiser chegar aos locais mais altos onde há paredes e neve? Bom, estava na hora de aprender alpinismo.

A formação promovida pela Espaços Naturais encaixava no calendário e nem hesitei em aproveitar esta oportunidade. Para mim não era bem uma novidade uma vez que há um ano atrás no Chile fiz uma subida ao Vulcão Villarrica em modo alpinista. Mas foi tudo muito rápido e sem grande aquisição de conhecimento técnico. Depois veio a subida ao Aiguille du Tour no Mont Blanc. Ali percebi que tinha\queria mais conhecimento sobre como alcançar um cume com recurso a crampons, piolets, cordas, etc. 


Trilho dos Abutres

Apesar de já ter passado algum tempo, esta prova ainda está bem marcada na minha memória. O Trilho dos Abutres é uma prova referência em Portugal a vários níveis desde a boa organização, ao tipo de trilhos extremamente técnicos, daí as inscrições esgotarem num ápice. 

A prova tem a partida\chegada em Miranda do Corvo junto à Serra da Lousã, no Centro Norte do país. Optamos por ir no dia anterior (sexta) e assim tentar passar uma noite mais descansada. Mas acabamos por sair tarde, fomos levantar os kits e acabamos por chegar à cama já passava da meia noite na Pousada de Juventude de Coimbra. Sendo eu o culpado (motivos profissionais) da saída tardia, peço desculpa (uma vez mais) aos amigos de viagem. Eles não sabem, mas isto era uma estratégia para chegar à frente deles e parece que resultou :)



sexta-feira, fevereiro 07, 2014

Actividades pós TransAndes 2013

Já passou mais de um ano sobre a participação na TransAndes e nunca cheguei a escrever sobre pós prova. Passado este tempo, olho para as provas seguintes e verifico que todas tem um denominador comum. Depois da prova há sempre espaço para (mais) aventura, foi isso depois da TransPyr, depois da Mongolia Bike Challenge também elas em 2013. No passado também foi assim, ou antes, ou depois havia sempre mais ''qualquer'' além da prova em si. 

A TransAndes termina em Pucón, local magnifico para a pratica de desportos de aventura. Além do imponente e majestoso Vulcão Villarrica, há um enorme lago, inúmeros rios muitas montanhas. Aqui o ''problema'' é saber o que escolher face ao tempo que se tem. 

Estava com o Tiago e com a Rita, as actividades eram sempre a três. Combinamos sempre em conjunto. Analisamos as ofertas disponíveis. Aqui tudo funciona por marcação. É uma cidade turística com muito movimento nesta época do ano. Para eles é Verão. Marcamos o rafting para o final da tarde e subida ao Vulcão para o dia seguinte. Enquanto isso fizemos um tranquilo passeio de barco. Depois do rápido passeio fizemos praia. Começamos a ver as motas de água de lado para o outro. Ganhamos coragem fomos experimentar a velocidade de mota de água. Uma sensação nova para mim. Nunca tinha andado.  A sensação de velocidade na água é intensa e eleva os níveis de adrenalina.