terça-feira, janeiro 14, 2014

Troféu Vicentino da Serra - Portalegre

Depois de ter participado em 3 edições dos 100km de Portalegre em BTT entre 2006 e 2008, desde então nunca mais voltei a esta cidade do Norte Alentejano. A 'longa' viagem do Porto com direito a pic-nic na estação de serviço com tupperware de massa e tudo, fez lembrar muito as primeiras viagens quando comecei a fazer a Taça de Portugal de XCO de BTT. Chegamos a Portalegre ao inicio da tarde.

 



Quando o grupo se mostrou interessado em fazer o Roteiro Turístico pela cidade confesso que fiquei na expectativa, mas foi muito interessante. Além de conhecermos a história da cidade até aos dias de hoje, visitamos o Museu Municipal e o Museu de Tapeçaria a Sé de Portalegre e muitos outros locais. Obrigado à Patrícia Martins pela forma como nos ''apresentou'' a cidade. Eu que gosto particularmente de história, fiquei fascinado com os brasões, com a arte Manuelina, com a Sé, com as muralhas...uma cidade com muito para conhecer!

Seguiu-se o animado jantar no Restaurante Tekemfim e uma pequena volta pela cidade. Regressamos ao Hostel de Portalegre onde ficamos alojados, que por sinal também nos recebeu com muita simpatia e foi uma óptima escolha para ''base'' da equipa.





Às 07.00h quando o despertador tocou, já o Hostel estava em alvoroço. Se há atletas que acordam, tomam o pequeno almoço e podem arrancar de seguida, há outros que precisam de mais tempo para fazerem todas as ''tarefas'' matinais e pré-prova.

A partida aconteceu no Mercado Municipal. Apesar de enublado, não estava a chover, aliás, a temperatura estava óptima para correr.

O percurso nem tinha subidas muito longas, mas era exigente. Um rompe pernas constante, várias passagens por ribeiros, subidas e descidas com apoios de cordas e poucas partes de estradão. A marcação a meu ver não teve falhas, havia até placas de motivação do tipo: ''Tá quase compadre'', ''Acredita'', ''Cuidado com o sku'', etc...Além de motivarem e chamarem a atenção, a mim ainda me fizeram sorrir. Por falar em sorrir, a organização ainda colocou palhaços no percurso assim como no final a animar a prova. Sem duvida uma opção bastante original.

Os trilhos ao longo da Serra de S. Mamede e alguma planície alentejana teve passagens por partes que fiz na Maratona de Portalegre em BTT e também da TransPortugal. Apesar de já terem passado alguns anos, os ''flashs'' vieram à memória. Bons momentos esses vividos pelas cores da Biciporto e da Bike Zone. 



Quanto à minha performance, paguei a carga que tenho vindo a colocar nos treinos. As pernas doeram desde inicio e impediram-me de subir mais o ritmo. Esta prova não estava ''nos planos'', obrigou a alguns ajustes por parte do  meu treinador, Tiago Aragão, mas a carga já lá estava. Em parte foi previsível, mas em nada me desanimou. Há que continuar a treinar dedicadamente, agradecer o facto de participar neste evento e o ter conseguido terminar. Mesmo não tendo sido uma competição, foi um excelente treino! A classificação foi 11º. Completei os 40km com 1 600m de acumulado positivo em 3.45h aproximadamente. 

Sobre a organização, o balanço foi francamente positivo. A equipa liderada pelo José Presado que conheço das andanças do BTT está de parabéns. Para a primeira edição superaram as expectativas de todos. Muitos e bons abastecimentos, marcações boas e originais, apoio médico no terreno, diversidade de prémios regionais, parceria com a Cerci. As poucas falhas que possam ter acontecido serão certamente corrigidas para o próximo ano. A dedicação que a organização teve foi impressionante. Parabéns!



A equipa Desnível Positivo na qual me integro é grande não apenas pela quantidade de atletas que tem, mas pelas qualidades que nos caracterizam. A amizade, a alegria, o talento, a energia que cada um tem é um tónico para um fim de semana muito bem passado. Vários atletas nossos ''visitaram'' o pódio, destaco a Ester e Susana que venceram a prova dos 40km nas suas categorias. O 'super' atleta Nuno Silva foi vice-campeão desta distancia. A Desnível venceu por equipas.

Agradeço a oportunidade que a organização me deu para divulgar o Douro Ultra-Trail e parabéns a todos que ganharam as inscrições. Mais sobre a prova no site: www.dourotultratrail.com.

Foi muito bom também rever alguns amigos do BTT que agora também fazem trail run. Um abraço a todos vocês: Filipa, Turtle, Mena e Melitão. 

A próxima prova será o Trilho dos Abutres em Miranda do Corvo a 25 de Janeiro.

PS. Obrigado Beti pela paciência :)

 
 
 
 


Acabei o fim de semana com a confirmação da participação no Iron Bike. Uma prova por etapas em BTT nos Alpes Italianos, que é considerada uma das mais épicas e duras provas da modalidade. A ''coisa'' promete, alguém quer vir? http://www.ironbike.it

2 comentários :

  1. Mais um relato 5*, venham mais, estou aqui para os ler!!!

    ResponderEliminar
  2. use this link k5f59g0r15 aaa replica bags replica bags in uk replica bags nyc Full Report p2j63s8m00 replica bags philippines greenhills replica bags on amazon replica hermes bags s0r01r6g31 replica bags korea

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict