segunda-feira, maio 27, 2013

MIUT - Trail do Funchal - Esclarecimento

Antes de colocar o relato da passagem da ADA Trail Running Team pela Madeira, tenho de clarificar o que se passou com a minha classificação, ou antes desclassificação da prova - Trail do Funchal.

Começo por dizer que a responsabilidade é minha, assumo o erro porque o regulamento era claro. 

Indo por partes, o MIUT era o meu 3º Trail, depois do UTAX na Lousã, e dos Trilhos do Paleozóico em Valongo. Sou novo nesta modalidade mas que me cativa cada vez mais. 

Na partida para a prova, verifiquei que havia mais atletas nas mesmas condições que eu (não é desculpa). Isto é, sem mochila\cinto e sem copo. Tinha esses dois acessórios comigo, mas acabei por os deixar na partida porque achava que não eram assim tão importantes para uma prova de 42Km, tendo em conta as minhas experiências anteriores. Sentia que podia completar a prova utilizando os abastecimentos da organização. A gestão de líquidos deve ser da responsabilidade do participante. Se não leva o problema será dele. É assim no mundo do BTT que é aquele que eu conheço melhor. (Também não é desculpa)

Andei sempre com o grupo da frente, alternado entre a 5ª e a 1ª posição. Apesar do escasso treino, encarei a prova como um desafio para mim e estava disposto a deixar tudo o que tinha e o que não tinha no trilho. Assim foi desde o primeiro metro! 

Consegui controlar as dores mais ou menos bem até ao km 30, daí para a frente o sofrimento aumentou muito. Estava em segundo nessa altura, bastante feliz e apenas queria manter o resultado porque segundo as informações que tive, o 1º estava bastante distante. 

Consegui alcançar o Miguel Reis e Silva ao km 35 na ultima subida da prova. Se já estava no limite, depois de o alcançar, ultrapassei esse limite desvaneceu-se e ataquei. Estava numa agonia muito grande, o corpo pedia para parar ou apenas abrandar, mas eu simplesmente aumentei o ritmo e só descansei quando cortei a linha de meta. 

As ultimas dezenas de metros já estava com tonturas e o meu campo de visão estava turvo. Foi uma sensação inexplicável aquela que senti quando terminei a prova. Estava muito feliz e sentia que era um sonho que se tinha realizado. Agradeci a Deus pelo que me tinha acabado de proporcionar! 

O segundo classificado chegou 5 minutos depois e o 3 º cerca de 14 minutos. Completei a prova em 4.01.40.

No dia seguinte de manhã recebo uma mensagem a dizer que o meu nome não aparecia nas classificações. Tinha havido uma reclamação por parte de um atleta onde mencionou o facto de eu não levar o material que estava mencionado no regulamento. Apesar de revoltado (comigo), mas aceitei a decisão da organização.

Gerou-se uma polémica muito grande que envolveu vários atletas, directores desportivos, patrocinadores, organização...em plena entrega de prémios. Simplesmente coloquei-me à margem dessas polémicas mesmo sentindo alguma injustiça. O pódio aconteceu, não fui chamado, por isso para mim só tinha que aprender com o sucedido e seguir em frente.

Peço desculpa à minha equipa (ADA Trail Running Team), aos meus amigos e seguidores que tanto me felicitaram por este feito. É um orgulho muito grande para mim merecer a vossa admiração e respeito. Se por um lado estou orgulhoso da minha prestação\tempo, por outro sinto uma mágoa que só o tempo e outras provas irão curar. Hoje, passado 2 dias tenho muitas dificuldades em caminhar. Descer um misero passeio é um desafio...como se diz, saiu do corpo!

Parabéns ao meu irmão que completou os 42Km!
Parabéns ao meu sobrinho Valter e ao Urbano que completaram os 85Km
Parabéns ao Tiago Aragão que terminou os 42Km em 6º lugar! 
Parabéns a todos os restantes elementos da equipa da ADA que completaram as suas provas!

Parabéns à organização pelo evento que nos proporcionaram.

Até para o ano!


 
 

Restante relato em breve! 

quarta-feira, maio 22, 2013

TransPyr 2013 - Apresentação

Atravessar os Pirenéus na integra, começando no Mediterrâneo e terminando no Atlântico!

Sim, eu e o Luís Leite vamos!

Fiquem desse lado!

www.transpyr.com 

 

terça-feira, maio 21, 2013

Rotas do Marão 2013

Correr na minha cidade natal é sempre uma sensação ''estranha'', mas é algo que me dá muito prazer porque normalmente nunca passo nestes trilhos com tanta velocidade e com os batimentos tão lá em cima.
Organizado pelo Aventura Marão Clube, o Rotas do Marão já vai na sua 8ª edição. Um evento de BTTistas para BTTistas que prima pela boa organização e dedicação de todo o staff. Mais uma vez fui surpreendido por novos trilhos e novas ligações. A gente está sempre a aprender! O tempo fresco fez-se sentir, no ponto mais alto do percurso, junto à pousada do Marão, lembrei-me bastante dos manguitos...mas vendo as coisas pelo lado positivo, não apanhamos chuva durante a prova e o consumo de líquidos foram bastante reduzidos. Nem um bidon de 500ml gastei!


Parti com a convicção que iria dar o meu melhor e fazer tudo para me divertir. Assim foi desde o primeiro metro de prova. Logo nos kms iniciais fiquei isolado com o Amarantino, o grande vencedor da DBR 2012 e amigo de longa data - Rui Guimarães.  Ambos concordamos em fazer a prova juntos. Pessoalmente e competitivamente falando, eu nunca iria atacar o Rui. É daquelas coisas que eu não conseguia fazer, mesmo sendo uma prova. No máximo poderia responder aos ataques, mas o Rui também partilhou o mesmo sentimento. Amarante, a amizade e a competição saudável venceram o Rotas do Marão.


Fizemos toda a prova juntos, puxando e incentivando um pelo outro. Os kms passaram mais rápido desta forma. Quando demos por ela já estávamos a descer para Amarante sempre com um sorriso nos lábios e em grande curtição. 
Chegamos isolados à meta, sem nenhum querer ganhar. Eu venci a prova em 2012, o Rui não participou porque tinha-se casado no dia anterior. Este ano a vitória foi dele! Para mim foi um acto de reconhecimento enquanto pessoa e atleta que o Rui é. Parabéns Rui!


Algumas Notas
  • Nem eu nem o Rui paramos nos abastecimentos, apenas paramos numa fonte em plena Serra do Marão para completar o bidon. 
  • O meu bidon ficou algures na Serra, saltou fora da grade e partiu-se. Espero que a organização o recolha quando desmarcar o percurso. Breve também irei passar pelo mesmo trilho e verifico se ainda lá está e recolho-o eu!
  • A poucos kms da meta o meu pneu de trás perdeu um pouco de ar, claro está que o Rui parou e ajudou-me a repor a pressão cedendo-me o seu CO2.
  • A placa da minha bicicleta também ficou perdida na Serra, simplesmente foi-se partindo aos bocados. O material que usado tem de ser repensado porque houve mais pessoas a ter este problema. O Rui e o GPS foram as ''testemunhas'' que passei em todos os controlos, se é que duvidas houvessem...
  • Obrigado à Ana e Maurício Cavadas pela vossa ajuda na lojinha da DBR. Sem palavras para descrever o vosso apoio!
  • Parabéns à organização pelo trabalho efectuado. Escolha do percurso, marcações, abastecimentos (apesar de não ter parado, sei que eram de qualidade), simpatia, almoço patrocinadores, troféus dos vencedores..nada falhou.
  • Parabéns ao Luís Leite que terminou a prova em 5º lugar na Maratona. A evolução continua.
  • Obrigado à Cofides por me permitir usar o equipamento Mountain Quest. Sem a ajuda deles não teria testado o melhor e talvez mais bonito equipamento que usei até à data! Testado e aprovado! 
Mais sobre o Rotas do Marão aqui: http://bttrotasdomarao.blogspot.pt


Até para o ano!

No próximo fim de semana vou trocar as rodas pelas pelas sapatilhas e desafiar-me a mais um ULTRA TRAIL. Fiquem desse lado!

quarta-feira, maio 15, 2013

DOURO BIKE RACE 2013 - TEST RIDE SERRA DO ALVÃO

Voltar a percorrer os trilhos da DBR confesso que me causou um sentimento estranho. A ultima vez que tinha pedalado naqueles trilhos foi antes ou mesmo durante a edição de 2012. Pensei no que poderia ser alterado e aquilo que deveria ser mantido, tendo em conta o feedback dos participantes.

A Serra do Alvão é a serra mais afastada de Amarante, onde estão alguns dos pontos mais atractivos da DBR: Aldeia de Campanhõ, Rock Garden, Aldeia de Pardelhas, Aldeia de Fervença, Fisgas de Ermelo, Aldeia de Tejão, Ponte de Arame do rio Olo, entre outros. É uma etapa que não deixa ninguém indiferente, quer pela dureza, quer pela beleza.

A Primavera está agora no seu auge o que torna os trilhos verdadeiros jardins com várias tonalidades. É um consolo para a visão e para o olfacto. O intenso cheiro vindo das flores é rejuvenescedor!

Obrigado aos companheiros do pedal por mais um dia muito bem passado! Venha o próximo reconhecimento!

sexta-feira, maio 03, 2013

A Favor Das Bicicletas Nos Comboios De Portugal Já...Continuação

Valeu a pena o GRITO de todos!  

Depois de há um ano sofremos com as rígidas regras da CP para os utilizadores das bicicletas e que me fez criar a página no Facebook: ''A Favor Das Bicicletas Nos Comboios De Portugal Já'' - https://www.facebook.com/bicicletasnoscomboios
Veio agora a resolução da Assembleia da Republica que recomenda o alargamento de transporte de bicicletas aos Comboios Intercidades. 
Obrigado a todos aqueles que fizeram ''barulho'' em prol de uma sociedade mais amiga das bicicletas. 
 
Resolução da Assembleia da República n.º 43/2013

Recomenda ao Governo a criação de condições para o transporte de bicicletas na CP — Comboios de Portugal, E. P. E. (CP, E. P. E.)

A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo que assegure junto da CP, E. P. E.:
  1. A continuação dos esforços de alargamento do transporte de bicicletas aos comboios Intercidades e, se tecnicamente possível, também ao Alfa Pendular, tornando esse transporte uma realidade nos próximos meses. 
  2. A avaliação de estender essas facilidades ao transporte ferroviário internacional.
  3. A criação de boas condições para o seu transporte dentro das composições e no acesso aos cais de embarque.
  4. A possibilidade de garantir previamente o transporte de bicicleta através da emissão de título próprio associado ao bilhete do passageiro, ou por outro modo de efeito idêntico, permitindo a programação individual confirmada desse transporte, e a divulgação da prévia disponibilidade de transporte existente para cada comboio.
Aprovada em 8 de Março de 2013.

A Presidente da Assembleia da República, Maria da Assunção A. Esteves

(in .Diário da República, 1.ª série — N.º 65 — 3 de Abril de 2013)

Podem continuar a apoiar esta causa através da vossa assinatura na Petição Online criada para o efeito aqui: http://www.peticaopublica.com/?pi=P2012N28155

A história aqui: