quarta-feira, agosto 21, 2013

Serra d'Arga - Free Running Desnível Positivo

O fim de semana foi intenso, com tudo de bom que a vida deve ter, amigos, desporto, convívio e festa. 

Pouco conhecia a Serra d'Arga, apenas tinha subido à Sra do Minho há uns anos largos atrás. Portanto quando me aliciaram a passar o fim de semana por lá, eu não resisti. 

Sábado de manhã, Porto - Sra do Minho - Viana do Castelo

Saímos cedo para estar a tempo de almoçar em Viana. Com a tripla (eu, Luís e a Ester) a puxar à vez, os kms passaram rápido. A média era superior a 35km\h!  Quando passamos pela Póvoa o grupo aumentou consideravelmente. Deu para rever alguns amigos que já não via há algum tempo e soltar umas valentes gargalhadas com alguns elementos do grupo, que digamos que estavam ''bastante perfumados''. 

Ninguém nos quis acompanhar na subida à Sra do Minho, portanto restei eu, a Ester e a Sra. do Minho. Uma bela de uma subida em alcatrão ''algo'' degradado, com uma inclinação simpática e com uma bonita paisagem para Oceano Atlântico e para as cidades de Esposende e Viana do Castelo. 

Este percurso é bem melhor a subir que a descer! A descida neste piso faz o esqueleto tremer e a probabilidade de furar aumenta consideravelmente!
Chegamos a Viana com um grande apetite para o almoçar e com 126km nas pernas em 4h e pouco...


Cortejo Sra. da Agonia 

De tarde o programa foi assistir ao cortejo etnográfico da Romaria da Sra. da Agonia. Nunca tinha assistido, mas rendi-me a tudo, desde figurantes, aos carros alegóricos, às cores dos trajes e principalmente às mordomas ''carregadas'' de ouro.   É sem duvida uma das festas mais bonitas do país e convido toda a gente deve assistir. São as nossas tradições, a nossa historia, a nossa essência na rua e isso deve-se manter e ser transmitido às gerações futuras.


Free Running e Caminhada Nocturna - Homenagem a Joaquim Sampaio

À noite estreei-me em correr com frontal (luz na cabeça). Organizado pela Desnível Positivo, o Free Running que homenageava o Sr. Joaquim Sampaio, começou e terminou em Vila Praia de Ancora. Um ''evento'' com um custo simbólico de 5€, teve kit de participação com t-shirt, barras, água, abastecimento a meio e jantar. Palmas para a Desnivel! 
Adorei a experiência de correr à noite, tudo parece diferente. A temperatura ajudou e deu para fazer um teste às pernas depois do estágio nos Alpes.
Conheci a inspiradora Ana Alice que é uma jovem Sra de 60 anos que só faz ultras maratonas. No seu reportório inclui a participação na Maratonas das Areias no Deserto do Sahra! Espero chegar à idade dela com essa genica toda!
Depois da corrida, veio a festarola, muito bem regada e com musica ao vivo. Foi um final de noite bem divertido onde conheci porque é que existe uma ''secção'' dos Seca Adegas dentro da Desnível! 

 


Sair da cama no domingo foi uma árdua tarefa, mas o objectivo de correr na Serra d'Arga prevaleceu. Fizemos cerca de 40km neste maravilhosa serra. Eu que não conhecia fiquei encantado surpreendido pela qualidade de calçadas, trilhos e paisagens. Uma serra com condições ideais para a pratica de Trail Run. Fiquei a conhecer alguns recantos da Serra, como o Mosteiro de S. João de Arga, lagoas do Pincho, S. Lourenço da Montaria, Pedra Alçada, Cerquido, entre outros. A corrida deu para o dia todo e incluiu alguma aventura pelo meio, não é Ester?!

Resumindo, foi um fim de semana TOP com amigos TOP, com paisagens TOP e com treinos TOP!

Obrigado Natália e Diogo pela guarida.

Agradeço também ao staff da Desnível Positivo pela oportunidade que me deram. Equipa TOP!

Venham mais fins de semana assim!

  

3 comentários :

  1. Ester Alves8:01 da tarde

    Um fim de semana cheio de adrenalina, companheirismo e boa disposição. Esta tua recepçao ao trail e à D+ está a ser uma fabulosa experiência.... Welcome to the family

    ResponderEliminar
  2. E depois ainda me chamam maluco...
    Grande fim de semana :)

    ResponderEliminar
  3. replica bags paypal accepted replica gucci bags k0q00u8u05 replica bags nancy 7a replica bags meaning replica hermes bag j1q48k6h26 7a replica bags philippines replica bags high quality have a peek at this website q1v93v8n32 best replica bags online 2018

    ResponderEliminar

João Marinho
Mountain biker, trail runner & adventure sports addict